domingo, 5 de dezembro de 2010

Conclusão

Diante dos desafios acadêmicos, que a universidade nos propõe, a produção e todo desenvolvimento deste Blog é a real prova e significado que o curso de graduação em História trás. Temos em mãos um desafio que é trabalhar na prática o tão esperado Estágio Supervisionado do Ensino III. Que nos dar a oportunidade de executar em sala de aula o ato de ser um professor. Acreditamos que esta seja a fase mais marcante de todo curso, pois é nesta que decidimos realmente o nosso objetivo acadêmico. Em virtude destes fatos mencionados acima, é de suma importância, passar por esta disciplina onde nós graduandos temos a experiência de estar em sala de aula transferindo conteúdo didático para os alunos. Esta desenvoltura acerca do blog vem nos nortear sobre todo o processo de estágio desenvolvido nesta disciplina, desde a produção dos planos de aula até a avaliação dos professores acerca das aulas ministrados pelo grupo.
Dentro da grade acadêmica que a Universidade Tiradentes exige, nós alunos (graduandos em história) temos que cumprir esta grade. Tendo em vista esta disciplina para se chegar ao nosso objetivo que é ser graduado em História e Professor. O estágio na escola é a execução do ato de ser professor acadêmico. Atingindo desta forma as expectativas esperadas.
Fazer com que esta experiência em sala de aula sirva de alicerce para quando formos ministrar aulas. Conseqüentemente educar alunos e tomar posse de determinada sala de aula, educando, avaliando e o mais principal formarem cidadãos.
O uso do blog na educação, propõe uma abordagem onde professores de diversas modalidades de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão criando domínio da ferramenta.
BLOG COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

Compartilhar conhecimentos;
Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica;
Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;
Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;
Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver);
Aprender a aprender.

Além disso, os blogs dão aos alunos de propriedade sobre sua própria aprendizagem e uma voz autêntica, permitindo-lhes articular suas necessidades e informar a sua própria aprendizagem. Blogs têm sido mostrados para contribuir para a formação da identidade dos alunos. (Bortree, DS, 2005).
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática.Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento , já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas.A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a quem o elabora e desenvolve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário