quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Planos de Aula

Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 1
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 09/09/2010 3º horário
Tema: Avaliação Escrita
Conteúdos:
• O sistema feudal
Metodologia: prova escrita
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.















Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 2
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 09/09/2010 4º horário
Tema: Avaliação Escrita
Conteúdos:
• O sistema feudal
Metodologia: prova escrita
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.















Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 3
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 11/10/2010 3º horário
Tema: O Renascimento
Conteúdos:
• Renascimento
Habilidades:
• Evidenciar quais alterações ocorreu para que resultasse na desagregação do sistema feudal.
Competências:
• Absorver como tais alterações desestruturam o sistema feudal
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: pincel, quadro.
Avaliação: exercício em sala de aula
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.








Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 4
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 11/10/2010 4º horário
Tema: O Renascimento
Conteúdos:
• Renascimento
Habilidades:
• Evidenciar quais alterações ocorreu para que resultasse na desagregação do sistema feudal.
Competências:
• Absorver como tais alterações desestruturam o sistema feudal
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: vídeo
Avaliação: exercícios
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.








Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 5
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 18/10/2010 3º horário
Tema: O Renascimento
Conteúdos:
• Renascimento Comercial
Habilidades:
• Caracterizar os fatores do novo sistema comercial.
Competências:
• Entender uma série de fatores que caracteriza esse novo sistema comercial.
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: pincel, quadro, texto complementar.
Avaliação: debate acerca do que foi ensinado
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.









Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 6
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 18/10/2010 4º horário
Tema: O Renascimento
Conteúdos:
• Os Principais Centros de Comércio da Europa
Habilidades:
• Apontar os principais centros comerciais na Europa e como funcionaram.
Competências:
• Analisar como funcionaram os centros comerciais.
• Diagnosticar como as rotas influenciaram para a formação dos grandes centros comerciais.
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: pincel, quadro, vídeo.
Avaliação: debate acerca do vídeo, exercício para casa
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.







Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 7
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 25/10/2010 3º horário
Tema: O Renascimento
Conteúdos:
• Os Principais Centros de Comércio da Europa
Habilidades:
• Destacar as rotas comerciais que ligavam os centros do comércio.
Competências:
• Analisar como funcionaram os centros comerciais.
• Diagnosticar como as rotas influenciaram para a formação dos grandes centros comerciais.
Metodologia: aula expositiva, correção do exercício.
Recursos Didáticos: pincel, quadro, vídeo.
Avaliação: exercício em sala de aula
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.







Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 8
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 25/10/2010 4º horário
Tema: O Renascimento
Conteúdos:
• Renascimento Urbano
Habilidades:
• Relatar a organização sócio-econômica das cidades medievais.
• Mostrar como surgiram as corporações.
• Identificar como ocorreu a luta pela independência urbana.
Competências:
• Entender a organização sócio-econômica nas cidades.
• Apontar o que foram as corporações
• Listar fatos da luta pela independência urbana.

Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: pincel, quadro.
Avaliação: texto complementar.
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.




Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 9
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 08/11/2010 3º horário
Tema: A Igreja Medieval
Conteúdos:
• Características Gerais
Habilidades:
• Compreender a Formação da Igreja Medieval
• Apontar Características Gerais da Igreja
Competências:
• Analisar como ocorreu a formação da Igreja Medieval
• Mesclar características que fizeram da Igreja Católica Apostólica Romana como a mais poderosa instituição da Idade Média.
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: pincel, quadro, vídeo.
Avaliação: Atividade em sala de aula
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.






Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 10
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 08/11/2010 4º horário
Tema: A Igreja Medieval
Conteúdos:
• A Organização Clerical
Habilidades:
• Relatar a Organização Clerical
Competências:
• Creditar quais fatos contribuiu para organização clerical.
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: pincel, quadro, vídeo.
Avaliação: Atividade em sala de aula
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.








Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 11
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 22/11/2010 3º horário
Tema: A Igreja Medieval
Conteúdos:
• As Heresias
Habilidades:
• Entender em quais aspectos surgiu às heresias.
Competências:
• Diagnosticar como os Hereges atuavam.
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: pincel, quadro, texto complementar.
Avaliação: debate acerca do que foi ensinado
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.









Colégio Estadual Governador Valadares
Turma: 1ª ano Turma: E
Turno: Vespertino
Duração da Aula: 50 min Plano de Aula 12
Estagiários: Rômulo Ferreira de Souza
Rosylayne Araujo Leite
Data: 22/11/2010 4º horário
Tema: A Igreja Medieval
Conteúdos:
• As Heresias
Habilidades:
• Entender em quais aspectos surgiu às heresias.
Competências:
• Diagnosticar como os Hereges atuavam.
Metodologia: aula expositiva
Recursos Didáticos: texto complementar.
Avaliação: debate acerca do que foi ensinado
Referência Bibliográfica:
• BRAICK, Patricia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.1. 1º Ed. São Paulo, 2005.
• SILVA, Francisco de Assis. História Geral: História Antiga e Medieval. V. 1. 2ª Ed. São Paulo: Moderna, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário