quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Caracterização da Escola

No dia 09 de setembro de 2010 fizemos a primeira visita ao Colégio Estadual Governador Valadares, localizada na Rua General Joaquim Inácio, s/n, bairro 18 do forte, na cidade de Aracaju/Se, para fazermos a observação da escola, referente ao estágio obrigatório na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino III, sob orientação da professora Emanuele Tourinho.

O estágio será efetivado no 1ª ano do ensino médio na disciplina História, no turno vespertino. Os alunos da turma observada são alunos com atitudes normais para a idade, a maioria são ainda jovens na faixa de 15 a 18 anos. Fizemos o primeiro momento com a turma onde foi feita a observação da aula ministrada pela professora Kátia.

A escola pertence à rede estadual de ensino e está localizada na zona urbana. Atua nas modalidades de ensino fundamental e médio.A escola possui atualmente, aproximadamente 1851 alunos, matriculados nos três turnos de funcionamento (manha, tarde e noite), 72 professores efetivos, 14 funcionários contratados e todos eles são habilitados na área em que lecionam, 36 funcionários administrativos, englobando secretários e auxiliares, e 5 funcionários de manutenção e limpeza (merendeiras e serventes).

Quanto à estrutura física, é uma escola de grande porte, as salas são amplas, com carteiras e cadeiras apropriadas, quadro branco e quadro verde. A escola possui 6 banheiros, 17 salas de aula, existem várias dependências para realização de atividades tais como: quadra esportiva coberta para prática de educação física, laboratório de informática, laboratório de línguas, sala de vídeo, biblioteca (com livros de autores sergipanos a chamar atenção Silvio Romero, outros ainda como Darcy Ribeiro e Sergio Buarque de Holanda) auditório com ar condicionado, cozinha com alguns equipamentos e utensílios necessários. A escola dispõe de salas administrativas (secretaria, sala da direção, coordenação, orientação, almoxarifado, comitê pedagógico e de professores).

Para o desenvolvimento do trabalho pedagógico a escola disponibiliza datashow, televisor, dois computadores, notebook e internet, e acervo bibliográfico. A escola possui ainda, micro system e DVD. A escola também oferece materiais didáticos como papel ofício, giz e pincel.

Com relação ao planejamento e gestão escolar, a escola faz sistematicamente reuniões com pais, alunos e profissionais da educação para discussão a respeito do Projeto Político Pedagógico, portanto a gestão da escola é democrática, uma vez que é elaborada pela comunidade escolar (Professores, pais, alunos, etc.).

A concepção pedagógica adota pela instituição é a abordagem construtivista. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

A clientela atendida pela escola é bastante diversificada. A maioria dos alunos do Ensino Fundamental e Médio são de famílias de baixa renda, apresentando um alto índice de prostituição juvenil e adulta, alcoolismo e drogas. A maioria dos alunos moram nos arredores em que a instituição está inserida.

Quanto às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns como em todas as escolas, problemas de indisciplina, desrespeito entre colegas, desatenção e desinteresse, para tentar resolver estes problemas, a escola usa de todos os meios que dispõe, como por exemplo: o Projeto Mais Educação que é uma criação do MEC (Ministério da Educação e Cultura) que tem como coordenadora a professora Meire, onde os alunos fazem outras atividades em horários opostos ao que estudam, algumas dessas atividades são aulas de dança, música, matemática, futsal, recebem almoço na escola mesmo, pois eles passam o dia inteiro na escola, ainda participam de atividades extensivas como visitas á museus e cidades históricas, para participar basta apenas o aluno ter o interesse não é obrigatório. Também tem o Projeto Escola Aberta onde à escola fica funcionamento aos finais de semana com outras atividades curriculares.

A escola trabalha com algumas medidas de prevenção como a entrada indevida de pessoas a escola, por isso possui o setor de segurança, que serve também para controlar a entrada e saída de alunos, prevenção de incêndio onde os vigilantes recebem treinamento de combate ao fogo e como usar os extintores em caso de incêndio. Prevenção do uso e tráfico de drogas desenvolvendo palestras orientadoras sobre os efeitos e conseqüências das drogas.

Mesmo com alguns problemas que ainda estão presentes na escola, a equipe docente e administrativa tenta fazer do Colégio Governador Valadares uma escola referência em comparação com outras nas mesmas condições.

4 comentários:

  1. Interessante sua abordagem,pois falou sobre a infra-estrutura do colégio, projetos que a escola oferece, quantidades de alunos entre outros itens, de maneira muito objetiva e facilitadora.

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  2. bem elaborado seu relatorio, bastante claro. parabens !

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  3. Perfeito relatório. Claro e objetivo.

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